quinta-feira, 28 de junho de 2007

Juru é assim


Dia 7 de setembro em Juru
A Banda Marcial Capitão Dalmo Teixeira fez a sua apresentação em Pulblico onde contagiou o pulblico presente, com o desfile tambem participou as escolas municipais e estaduais, Antonio Alves, Arlinda Pessoa e America Florentino.
Juru - PB 10 de setembro de 2007
Marcus Vinicius

História de Juru


História


Não é de longo tempo que o município de Juru existe. Seu surgimento data de 1926, num sítio da viúva Maria Ferreira conhecido como Roça Grande. Aos domingos realizavam-se no local corridas de cavalos por iniciativa de um grupo de moradores da região, liderados por Manoel Florentino Medeiros, João Pessoa Nunes, Manoel Prudente Nunes e Manoel Barbosa. Era grande o número de pessoas que se deslocavam de lugares distantes para assistirem as corridas. Em 1929 aproveitando o movimento das corridas foi realizada a primeira feira que igualmente obteve sucesso. E logo o povoado passou a apresentar caracteristicas de vila. Juru teve outros nomes como Barra e Ibiapina. Fez parte do território do município de Princesa Isabel

As origens históricas do Município de Juru/PB, situam-se nas primeiras décadas do século XX. e lá avia corridas de cavalo (prado). Essas competições ocorriam aos domingos, obtendo êxito no ano de 1927 a partir de então, a localidade passou a ser visitada por pessoas de apreciarem esses eventos.O pacato Sítio passa a apresentar os primeiros sinais de progresso, no ano de 1929 é realizada no local, a primeira Feira Livre, a qual obteve prestígio e sucesso, a época algumas casas já haviam sido construídos e passara a dar ao local ares de um futuro promissor.No ano de 1933, apareceu como Distrito de Princesa Isabel/PB, com o nome de Barra, no qüinqüênio de 1939 à 1943 ainda como Distrito de Princesa Isabel/PB, recebeu o nome de IBIAPINA. No lugarejo chega o Capitão Dalmo Teixeira, que batiza Ibiapina com o nome de JURU, cuja etimologia significa “aves multicores” palavra originaria do Tupi-Guarani, fato ocorrido no qüinqüênio de 1944/1948 e que permanece até hoje. Aspectos GeográficosLocaliza-se na porção Oriental da Região Nordeste no Estado da Paraíba, com altitude de 580 metros.Limita-se ao Norte Com Santana dos Garrotes/PB e Olho D’água; ao Sul, com Solidão/PE; ao Leste com Água Branca/PB e a Oeste com Tavares/PB. Situado na Microrregião Serra do Teixeira, alto Sertão paraibana tem uma área de 485 Km2 , com a população de 10.049 habitantes, 3.864 residentes na zona urbana e 6.185 na zona rural. Com uma densidade demográfica de 20.81 hab/km2 (Censo 2000). O Município tem acesso a capital do Estado, através das rodovias PB-306 e BR-230, com uma distância aproximadamente de 410 Km de João Pessoa.Aspectos FísicosJuru apresenta Relevo de planaltos, o clima temperado variando entres a mínima de18ºC e máxima de 29ºC, já a Vegetação é de predominância da Caatinga, vegetação rala e áspera.No Solo formado por terra roxa e branca é compatível com as variações do tempo. Classificado em arenoso e argiloso. A Hidrografia é composta pelos açudes Imbaúba e Glória II, além de rios temporários e perenes.Aspectos EconômicosAtualmente a agricultura e pecuária, destaca-se a criação de caprinos, enquanto outros trabalham no comercio, pequenos industrias e nas repartições públicas.Festas TradicionaisSão Sebastião, São João, a Padroeira e festa de Santa Terezinha.