quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Para o “bem” da Paraíba: deixem Cássio ser candidato!



Por: Aldo RibeiroE finalmente na última segunda-feira tivemos o desfecho da novela “Cássio é candidato?”. Sim, por 5 votos a 1, Cássio é candidato ao Governo do Estado. Alguém pode estar a se perguntar porque diabos Cássio candidato é benéfico ao nosso Estado? Não sei explicar, mas acho que é benéfico. Será que alcançamos a maturidade suficiente pra votar? Essa é a questão.
A Paraíba e o povo paraibano encontram-se num profundo dilema. Dois mundos. Duas verdades.Tem a oportunidade de romper talvez de forma definitiva, com um modo arcaico de se fazer política e que tanto contribuiu para o nosso histórico atraso. Por outro lado, pode querer voltar a se vestir com uma camisa velha, mofada e com cheiro de decadência. Penso que a lógica para tomada de decisão é simples. A comparação. Entre 1990 e 2011 a PB foi governada por dois grupos políticos. A família Cunha Lima governou por intermináveis onze anos. O Sr. José Maranhão governou por outros longos nove anos. Diante disso, peço ao nobre leitor que atente ao trecho do texto abaixo, publicado pela Fundação Getúlio Vargas, e reflita: 
“Piauí deixa de ser Estado mais pobre do Brasil, aponta a FGV - 25/09/2009
Rio de Janeiro - De acordo com o levantamento “O Atlas do Bolso dos Brasileiros”, da Fundação Getúlio Vargas, publicado ontem, o maior patamar de pobres está em Alagoas, com 38,8% do total da população. O estado é seguido por Maranhão (33,75%), Piauí (32,38%), Paraíba (29,20%) e Sergipe (26,56%).”
Meus caros, isso não é factoide político. Essa é a nossa triste realidade. Trata-se de uma fonte segura e totalmente isenta. Se alguém tiver interesse e quiser se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, constatará que a Paraíba sempre esteve “disputando” o desenroso título de Estado mais pobre do Brasil. Esse cara que posa de bom moço e quer voltar a governar a PB, esteve no poder durante 7 anos e em nada ou quase nada, contribuiu pra que essa situação fosse diferente. Observem que a publicação acima foi feita no ano de 2009. É fácil concluir que nos vinte anos de alternância de poder entre o Cunhalimismo e o Maranhismo, pouca coisa mudou.
Por favor, me responda quem souber: qual(is) a(s) obra(s) verdadeiramente estruturante e definitiva que esses homens deixaram de legado para o nosso Estado? Algum xiita fanático irá responder que nesses vinte anos foi construído o Hospital de Trauma, a duplicação da BR-230 e da PB-008, alguma coisa de saneamento básico, e...?...e ?...e só. Vinte anos de beijos e abraços, conversa mole e obras superestimadas, quando na verdade não passavam de paliativos e penduricalhos. E nós ali, corroídos por nossa própria cegueira. Desinformados, ignorantes e manobrados.
Não, a Paraíba não foi descoberta em 2010, Sr. Cássio Cunha Lima. Mas foi a partir de 2010, que essa mesma Paraíba começou a ser tratada com o devido respeito. Mais precisamente falando, foi a partir de 2011 que o nosso Estado começou a plantar as sementes que hoje já nos fazem vislumbrar um futuro melhor. E por favor, não menospreze nossa inteligência. Acredito piamente que os políticos que pautam sua postura à base do blá-blá- blá, não devem ser levados à sério, apesar de sua pretensa seriedade.
Tem situações que simplesmente não colam. Não diga que planejou a reforma do Amigão e do Almeidão. Não diga que planejou a reforma do DEDE. Não diga que planejou a reforma do Espaço Cultural. Não diga que planejou a construção do Hospital de Santa Rita. Não diga que planejou o Viaduto do Geisel e o Trevo de Mangabeira. Não diga que planejou o Hospital de Oncologia de Patos. Não diga que planejou a instalação da fábrica da FIAT na divisa com Pernambuco. Não diga que planejou o destravamento do Pólo turístico do Cabo Branco. Não diga que planejou a instalação do Pólo Cimenteiro e do Estaleiro de Lucena. Não diga que planejou a geração de mais de 56 mil empregos. Não diga que planejou as plenárias do Orçamento Democrático e nem o Pacto Social pelo Desenvolvimento. Não diga que planejou as reformas do Cine São José e do Teatro Santa Roza. Não diga que planejou a urbanização do açude de Bodocongó. Não diga que planejou a reforma total do Colégio Estadual da Prata e do Liceu Paraibano. Não diga que planejou a implantação de uma data-base para o funcionalismo público. Enfim, não diga o que planejou, pois pelo que assistimos no debate da TV Master, temos a plena e absoluta certeza de que o senhor é sabidamente um grande “planejador”. Diga-nos somente o que senhor realizou de estruturante e definitivo em favor da Paraíba. Responda-nos porque durante vinte anos, surfamos nos mares da pobreza e do atraso, e nenhum legado foi deixado nos seus onze anos de poder.
Chegou a hora do povo paraibano mostrar seu grau de discernimento. Passar o passado a limpo, comparar, e seguir em frente. Ou mergulhar novamente naquilo que infelizmente sempre o acompanhou: atraso, atraso e atraso.
AVISO AOS NAVEGANTES, TRIBOS E TRIBUNAIS: QUE A SOBERANIA POPULAR PREVALEÇA!

BLOG TIÃO LUCENA

Nenhum comentário :